AQUI TEM EM !!! " FOGO NELES"...

Qual é meu povo?
Sintam se a vontade, reflitam, opinem. Aqui estarei manifestando, expressando, usando e abusando da liberdade,

Pensem...
Se quem tem o poder nos nega a liberdade, é o poder então o unico caminho até ela. (Mandela). Ou seja sejamos poderosos só assim teremos nosso direito de ir e vir, estude, busque e lute.

Salve o samba, Salve as Escolas de Samba, Salve nosso povo preto, pobre guerreiro, Salve o nosso povo bem Brasileiro.
Siga minha estréita trilha, o futuro é agora e a minha parte eu quero em dólar. (Salve racionais Mc's).

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Eliminatórias das Escolas de Samba... Começou? Então Cuidado, Pense Bem!!!

 Bem amigos, família colegas, fãs e simpatizantes, espero que estejam todos bem, em paz e com Deus no coração.
A última semana foi uma jornada muito cansativa, mais graças a Deus bem produtiva, muito trabalho no incio da minha carreira como cantor solo, graças a Deus, as gravações de sambas concorrentes nas escolas de samba de São Paulo começaram rumo ao carnaval de 2014, gravamos na Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Dragões da Real, Estrela do Terceiro Milênio, Mocidade Alegre, Tucuruvi e Vai Vai.
No último Sábado tivemos final na X9 Paulistana.
Esta ultima foi sensacional, um samba daqueles que ficaram na história com certeza, mais infelizmente não ganhamos e aí a pergunta, se era bom porquê não ganhou?
É justamente esse o assunto que quero abordar e serei direto, as Escolas de Samba hoje em dia, mudaram e melhoraram em muitos aspectos, todas as comunidades de São Paulo tem participado ativamente e cada vez mais da estrutura organizacional de suas entidades, isso é super positivo, porém ainda existe um erro que compromete quase todo o trabalho, a escolha da Diretoria.
A escolha da diretoria é sempre uma aposta de que as coisas vão melhorar, mais ainda não tem dado certo.
Essa diretoria determina o futuro da escola de samba, ultimamente as comunidades tem pensado muito em quem vai administrar o dinheiro da escola, mais esquecem que esse administrador também precisa ter convivência e experiência com samba, com arte e artistas, com musica, e aí que a coisa pega. O resultado do carnaval depende de uma boa situação financeira, mais principalmente de um elenco artistico forte, habilidoso, entrosado e otimista, obra, desenho, dança, canto e musica.
Quase 70 por cento dos dirigentes de carnaval em São Paulo, são muito bons nas relações com patrocínios, finanças, compra de material, organização de funcionários e etc, porém são péssimos na habilidade com arte, musica, evento, entretenimento e isso é importantissimo.
Sinto que esses fatores tem sido o grande diferencial na hora dos resultados da disputa de carnaval, as escolhas que são feitas na direção ou comissão de carnaval, carnavalesco, direção de harmonia, intérprete e carro de som, casais, mestre e diretores bateria, chefes de ala, gerenciamento de barracão e por fim escolha do samba enredo, são escolhas fundamentais no resultado e depende que o líder seja especialista ou se especialize o máximo que puder nisso tão quanto é na parte burocrática e adminstrativa de uma escola de samba, é daí que vem a diferença, é deste contexto e conjunto que se forma uma comunidade forte guerreira e vencedora, nossas comunidades tem tentado escolher um bom comandante, algumas nem tem a oportunidade de escolha, porém as que tiveram essa oportunidade tem errado e muito.
Como é no futebol, na escola de samba uma diretoria ruim, escolhe um elenco ruim, um técnico ruim, forma um time ruim sem entrosamento, a falta de entrosamento leva ao descontentamento do grupo de trabalho, da torcida, o elenco? perde a força, desmotiva, a torcida não canta, não empolga  o time e o fim é  de rebaixamento ou uma má fase sem final feliz.
Então fica aqui um alerta as comunidades e dirigentes, tenham mais inteligência, sabedoria e humildade nas suas escolhas, são as suas escolhas que vão definir o seu lugar na colocação final, não os jurados, nem esas teorias de conspirações que todos costumam debater pós apurações que vão definir a posição da sua entidade, até porque acima das mãos dos homens, tem a mão justa de Deus e esse cobra, cobra em virtude da atitude da comunidade e seu dirigente como pessoa e para com as pessoas interna e externamente, através de suas intenções e seu comportamento para com o ambiente e com o povo, são esses aspectos que vão definir a sua sorte, a eficiência e a eficacia da sua comunidade.
Cada erro de organização e comportamento, será cobrado de alguma forma, depois o dirigente vai se lamentar justificar com lamentações de alto defesa e á comunidade só vai restar reclamar e chorar.
"Comunidades e Dirigentes", cuidado com suas escolhas, a culpa pode ser sua também, pense nisso, não sabe? pergunte, não entende? aprenda, não faz? delegue, não conhece? pesquise, não fizeram? cobre, mais tenha humildade, reconheça, escute, elogie. O samba é democrático, não cabe autocracia, seja honesto e menos vaidoso, caso contrário sua liderança será passageira e sua escola pagará caro pelos seus erros por muito e muitos anos. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário